app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5695
Caderno B Seleção Brasileira encerrou a participação no Torneio SheBelieves Cup

Seleção Brasileira enfrenta a Nigéria na estreia do futebol feminino

Técnico Arthur Elias projetou a equipe para a competição que inicia em julho, acreditando em boa campanha

Por CNN Brasil e Lance! | Edição do dia 11/04/2024 - Matéria atualizada em 11/04/2024 às 04h00

Nessa terça-feira (9), a Seleção Brasileira feminina encerrou a participação no Torneio SheBelieves Cup com a terceira colocação. Após ser eliminado pelo Canadá, nas semifinais, o Brasil venceu o Japão, nos pênaltis, garantindo lugar no pódio. O técnico Arthur Elias elogiou a participação de sua equipe na competição disputada nos Estados Unidos.

Ainda nessa terça-feira (9), o Brasil conheceu o seu adversário na estreia das Olimpíadas em Paris: será a Nigéria.

Sobre o Torneio SheBelieves, serviu justamente como preparação para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, em julho deste ano. Assim, Arthur mesclou a convocação entre atletas jovens e experientes. Na entrevista coletiva após o jogo, o treinador revelou a lista de atletas selecionáveis ‘está cada vez maior’.

“A certeza com que eu saio, é que a gente está no caminho muito bom de fortalecer cada vez mais o nosso ambiente, as nossas relações, fortalecer mais as ideias de jogo que eu tenho para a Seleção Brasileira e que a lista está cada vez maior”, pontuou.

O técnico, que chegou à Seleção em setembro do último ano, ressaltou que a mescla entre juventude e experiência surtiu efeito, uma vez que ‘mantém um nível de competitividade’ ao time.

“O Brasil mostra hoje, ainda que com pouco tempo de trabalho, com muitas trocas que venho fazendo, promovendo estreias de jogadoras, retomada de outras e dando oportunidade para muitas atletas, que mantém um nível de competitividade contra grandes seleções”, reforçou.

Sobre o adversário da Seleção na estreia dos Jogos Olímpicos em Paris, no caso, a Nigéria, Arthur Elias projetou a equipe para o torneio que inicia em julho, acreditando em uma boa campanha.

“É um grupo bastante forte em termos de desempenho recente. Acredito que pegamos no sorteio as seleções mais fortes de cada pote. O que a gente precisa fazer, é saber enfrentar cada adversário, seguir fortalecendo o que a gente já está fazendo aqui na Seleção. Acredito muito que a gente vai fazer uma grande Olimpíada”, finalizou.

PREMIAÇÃO NOS JOGOS

A Federação Internacional de Atletismo anunciou, de forma inédita, uma premiação de 50 mil dólares (cerca de R$ 250 mil) para cada medalhista de ouro das suas modalidades nas Olimpíadas de Paris 2024.

No total, será distribuído o valor milionário de 2,4 milhões de dólares, que resultaria em cerca de R$ 12 milhões em bonificações. A medida ‘rompe a escrita’ de 128 anos sem as federações premiarem os atletas nos Jogos Olímpicos.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) também nunca distribuiu dinheiro aos vencedores das provas e sustentou a argumentação de que estar na disputas das Olimpíadas era bonificação suficiente.

“Se eu achasse que os atletas competem apenas por dinheiro, eu poderia ter uma visão diferente. Mas o mundo mudou, e isso é apenas um reconhecimento de que podemos contribuir em todas as nossas modalidades. Eu quero aumentar a premiação se a gente conseguir crescer como esporte”, falou Sebastian Coe, presidente da Federação Internacional de Atletismo.

E NÃO PARA POR AÍ!

Para as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles, a Federação prometeu premiar também os medalhistas de prata e ouro das suas 48 modalidades do esporte presentes nos Jogos.

Mais matérias
desta edição