app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Política

COMENDA ARNON DE MELLO É ENTREGUE A OITO PERSONALIDADES EM NOITE DE HOMENAGENS

Cerimônia também celebrou os 110 anos de nascimento de Arnon de Mello. Agraciados são reconhecidos pelo trabalho que desempenham em Alagoas e no Brasil

Por MARIANE RODRIGUES E MAYLSON HONORATO | Edição do dia 03/12/2021 - Matéria atualizada em 03/12/2021 às 04h00

/Nelson Carneiro Lopes, da Chama Publicidade, destacou a relação com Arnon de Mello e a relevância do seu legado em Alagoas
/Severino Vieira da Silva, do grupo Casa Vieira, também recebeu a Comenda Arnon de Mello
/Douglas Apratto Tenório foi representado por Rodrigo Guimarães, pró-reitor de extensão do Cesmac
/Kennedy Calheiros, presidente da Associação Comercial de Maceió, destacou a importância da comunicação para o setor produtivo
/Aloísio Alves Souza, sócio da agência Chama Publicidade, também recebeu a Comenda
/José Carlos Lyra de Andrade, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, também recebeu a Comenda
/José Gilton Pereira Lima, presidente da Fecomércio-AL, recebeu a comenda das mãos do diretor executivo da OAM, Luis Amorim
/Manoel Cardoso Linhares, presidente da Abih, foi um dos homenageados e destacou apoio do Senador Collor ao turismo brasileiro

Em uma noite de celebração da força alagoana, o Instituto Arnon de Mello (IOM) e a Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) entregaram a Comenda Arnon de Mello a alagoanos que inspiram com suas histórias de reinvenção e empreendedorismo. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (2), no salão nobre da Casa da Palavra, localizada no Centro de Maceió.

A solenidade também celebrou a publicidade alagoana ao homenagear os conselheiros e o diretor executivo da agência Chama Publicidade, que completa 40 anos de atuação no Estado. Além disso, a festa foi em homenagem aos 110 anos de nascimento do jornalista, político e empresário Arnon de Mello, responsável pela fundação do maior grupo de comunicação de Alagoas, a Organização Arnon de Mello (OAM).

Autoridades e representantes de diversos segmentos da sociedade alagoana marcaram presença no evento, que marca a segunda vez que a comenda é entregue. Na primeira edição, a medalha foi outorgada a cinco personalidades. Dessa vez, oito empreendedores receberam a condecoração.

Os agraciados foram escolhidos de maneira unânime por todos os dirigentes das entidades organizadoras, a Abrasci e o Instituto Arnon de Mello. São eles:


Manoel Cardoso Linhares – presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional)

José Carlos Lyra de Andrade – presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA-AL)

Kennedy Davidson Pinaud Calheiros – presidente da Associação Comercial de Maceió e da Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas

José Gilton Pereira Lima – presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de alagoas (Fecomércio-AL)

Douglas Apratto Tenório –  Vice-reitor do Cesmac

Severino Vieira da Silva –  empresário do grupo Casa Vieira

Nelson Carneiro Lopes – publicitário da Chama Publicidade

Aloísio Alves Souza – publicitário da Chama Publicidade


“ARNON ESCREVEU PARTE DA NOSSA HISTÓRIA”, AFIRMA MILTON HÊNIO, DURANTE CERIMÔNIA”

Um dos presentes foi o decano do Conselho Estratégico da Organização Arnon de Mello, Milton Hênio Netto de Gouveia. Ele foi escolhido como orador da noite de homenagens e relembrou a trajetória de Arnon de Mello, de quem foi amigo por mais de 50 anos.

“Arnon escreveu parte da nossa história, da história de Alagoas. Uma vida reta, um jornalista, empresário e político exemplar, um legado imortal”, afirmou.

Aos 84 anos, Milton Hênio ressaltou o pioneirismo da Organização Arnon de Mello e evidenciou que o jornal Gazeta de Alagoas foi às ruas pela primeira vez em 1934. Para ele, ainda hoje o veículo é sinônimo de credibilidade e informação de qualidade.

“O jornal se tornou uma grande empresa, uma organização que trabalha em função da sociedade alagoana, por meio dos nobres jornalistas”, disse e complementa: “A organização foi muito bem cuidada pelos filhos de Arnon e hoje continua sendo protagonista no nosso Estado”, finalizou.

Entre os presentes na cerimônia estavam o diretor executivo da Organização Arnon de Mello, Luís Amorim; e o diretor comercial da Gazeta de Alagoas e neto de Arnon, Fernando James Braz Collor de Mello.

Para Fernando James, o avô estaria orgulhoso pela noite de homenagens. “Assim como Arnon de Mello, essas pessoas agraciadas merecem nosso mais profundo sentimento de respeito. Para meu avô, os parceiros eram amigos e assim deveriam ser tratados”, ressaltou.

Luis Amorim, diretor executivo da Organização Arnon de Mello, afirma que a comenda serve de inspiração para que os novos comendadores continuem trabalhando e servindo de exemplo, principalmente neste momento de retomada da economia.

“O Senador Arnon de Mello foi um homem empreendedor, um homem da cultura, um visionário. Que ele seja um símbolo de homem empreendedor, para que neste momento de retomada da economia sigamos trabalhando por uma Alagoas mais rica e mais justa”, finaliza.

José Gilton Pereira Lima, presidente da Fecomércio-AL, é um dos condecorados e afirma que a Comenda Senador Arnon de Mello chega em um momento de otimismo com a retomada das atividades.

“É um momento importante e estamos felizes por participar. Isso faz com que nossa responsabilidade aumente. É uma comenda, mais importante ainda por ser a Comenda Arnon de Mello. Além de honrado, sinto-me na obrigação de trabalhar ainda mais em prol da sociedade alagoana”, diz.

Nelson Carneiro Lopes, um dos fundadores da Chama Publicidade, lembrou que conheceu o senador Arnon de Mello e pode acompanhar parte de sua nobre trajetória.

“Representa uma história de sucesso e de cinco décadas de parceria com a Chama Publicidade. Desde o senador, que tive a honra de conhecer e que abriu as portas da sua empresa para a minha, até o dia de hoje. É a propaganda de Alagoas que está em agradecimento. Não por Nelson, mas por todos”, afirma.

De acordo com o secretário-geral da Abrasci, Michel Chelala Siqueira, a honraria entregue esta noite é o Grão-Colar Senador Arnon de Mello. Segundo ele, o “Grão-Colar” é considerado um dos mais altos graus de Ordens Honoríficas.

“Nossa entidade tem obrigação de divulgar os valores históricos e morais e reconhecemos a homenagem aos 110 anos de Arnon de Mello e também às personalidades que seguem fazendo história em Alagoas”, afirma o secretário da Abrasci.

 Estiveram presentes ainda o vereador por Maceió, Chico Filho; a presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió, Miriam Monte; o secretário de Estado da Comunicação de Alagoas, Ênio Lins; e o presidente da Academia Alagoana de Letra, Alberto Rostand Lanverly.

Após a entrega das comendas, o diretor executivo da Chama Publicidade, Herman Fernandes, recebeu uma placa de agradecimento e reconhecimento aos 40 anos de atuação da agência em Alagoas. Os dois sócios da Chama, Nelson Carneiro Lopes e Aloísio Alves Souza também receberam a Grã-Cruz Senador Arnon de Mello, láurea também outorgada pela Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura e pelo Instituto Arnon e Mello.


Mais matérias
desta edição