app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27052022

[email protected]

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/05/2022 - Matéria atualizada em 27/05/2022 às 04h00

Reeleito

A Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea) realizou, na quarta-feira passada, a posse da diretoria reeleita para o quadriênio 22/26. Em uma solenidade simples, diante de mais de 40 empresários dos diversos segmentos industriais alagoanos, o empresário José Carlos Lyra de Andrade foi empossado para um novo mandato.


Sindaçúcar-AL

O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, que também é vice-presidente do Conselho da Agroindústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), permanece também na nova diretoria da Fiea, como delegado da federação alagoana.


Silos

Os arremates finais para que a primeira fase da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Batalha entre em operação estão sendo dados. Nesta semana, mais um importante passo para que a fábrica da CPLA possa entrar em funcionamento foi dado com a chegada dos silos verticais.


Recursos

Os equipamentos, que irão complementar a estrutura de funcionamento da fábrica da CPLA, foram adquiridos por meio de recursos federais e do governo do Estado.


Produção

A UBL da CPLA vai contemplar linhas de produção e processamento em diferentes fases de abertura. A fábrica foi projetada para produzir leite em pó, bebida láctea, leite condensado, queijos e manteiga.


Capacidade

Criada para mudar a realidade do agricultor familiar alagoano que é produtor de leite, a unidade tem capacidade plena de processar cerca de 400 mil litros de leite por dia. O empreendimento vai beneficiar cerca de dez mil agricultores, além de gerar postos de trabalho na região.


Digital

A Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação (SDI) iniciou o Projeto AgroNordeste Digital, que tem com foco promover o empreendedorismo tecnológico na região, além de levar conectividade e apoiar startups a desenvolverem novos negócios tecnológicos para o setor agropecuário.


De fora

Para este ano, as regiões priorizadas são: Vale do São Francisco (Pernambuco e Bahia); Vale do Jaguaribe (Ceará); Vale do Açu (Rio Grande do Norte) e Oeste Baiano (Bahia). Alagoas, de acordo com o SDI, não foi contemplada pelo projeto.


Talentos

A TIM mantém ativo um banco de talentos para pessoas com deficiência concorrerem a vagas na empresa. Os interessados podem fazer a inscrição no site https://www.vagas.com.br/v2377303. A companhia oferece a possibilidade de trabalho remoto, além de outros benefícios.


Vagas

Atualmente, a operadora está com 70 vagas abertas para atuar como consultor de atendimento nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. “A inclusão de pessoas com deficiência requer uma atuação transversal, um olhar multidisciplinar, com envolvimento de diversas áreas para atuar em questões culturais, comunicacionais e infraestruturais que possam representar alguma barreira”, ressalta Alan Kido, gerente de Diversidade & Inclusão da TIM.


Oportunidade

A Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Escola de Governo (Egal), está com inscrições abertas para três cursos gratuitos até esta sexta-feira (27). A oportunidade é exclusiva para quem atua no serviço público estadual (efetivos, comissionados, prestadores de serviços, estagiários e bolsistas). Além de adquirir conhecimento, no caso dos servidores efetivos, os cursos contam para progressão de carreira.


Fiscalização

O Ministério da Agricultura anunciou na quarta-feira (25/05) que realizará a fiscalização de 2,5 mil propriedades rurais que tiveram operações de seguro rural contratadas com o apoio do governo federal via Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR).

Mais matérias
desta edição