app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA22012022

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 22/01/2022 - Matéria atualizada em 22/01/2022 às 04h00

Volta com...

A Secretaria de Educação do Estado vai solicitar comprovante de vacinação para os alunos da rede estadual de ensino na volta às aulas, programada para o próximo dia 7 de fevereiro, quando será realizada a “semana de acolhimento”. Efetivamente, as aulas devem ser iniciadas a partir do dia 14 de fevereiro.


..vacina

Os alunos que não estiverem vacinados não serão impedidos de frequentar as aulas, mas a Seduc avisa que vai “incentivar” a vacinação. “A Seduc irá solicitar o comprovante de vacinação a todos e, caso o aluno não esteja vacinado, o nome será enviado ao Ministério Público de Alagoas (MP/AL), Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Saúde para que, juntos, busquem o convencimento desses cidadãos sobre a importância da vacinação”, informa a Seduc.


Presencial

Ainda na nota, a Secretaria informa que “o início deste ano letivo está mantido para 07 de fevereiro de forma 00% presencial, seguindo todos os protocolos sanitários adotados desde o ano passado”.


PIX

O Banco Central informou nessa sexta-feira (21) que houve um vazamento de dados vinculados a 160.147 chaves do PIX que estavam sob responsabilidade do banco digital Acesso. A autarquia afirma que não foram vazados dados sensíveis, como senhas, saldos e histórico de movimentações.


Unicafes

Dirigentes da Unicafes Alagoas realizaram a primeira reunião do ano, na sede da Cooperativa Pindorama, na última quinta-feira, 20. Em pauta, projetos para a temporada e o fortalecimento de ações como a Plenária das Cooperativas e os eventos do Rota da Merenda Legal. A reunião contou com representantes da Coopaiba, Cooperal, Coobapi, Cooperagri e Ascoob Cocreal.


Fortalecendo

“A expectativa é que em 2022 a Unicafes ajude as cooperativas a encontrar diferentes caminhos para a comercialização dos produtos da agricultura familiar. Foi um encontro muito positivo, de energia renovada e de prontidão para o trabalho”, destaca o presidente da Unicafes, Antonino Cardozo.


Covid-19

Portaria Interministerial 666, publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (21), estabelece restrições, medidas e requisitos excepcionais e temporários para entrada no país durante a pandemia. A entrada é autorizada desde que o viajante apresente à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, documento que comprove resultado negativo (ou não detectável) em teste de antígeno contra Covid-19. Teste deverá ter sido feito até 24 horas antes do embarque. Também será aceito teste laboratorial RT-PCR, feito até 72 horas antes da viagem.


Açúcar

Os contratos futuros do açúcar encerraram a sessão dessa sexta (21) com leves perdas nas bolsas de Nova York e Londres. Ainda assim, o acumulado na semana foi positivo. As oscilações do petróleo ao longo dos últimos dias dão suporte. O principal vencimento do açúcar bruto na Bolsa de Nova York caiu 0,16%, cotado a US$18,90 c/lb, com máxima de 19,11 c/lb e mínima de 18,68 c/lb. Em Londres, o primeiro vencimento recuou 0,37%, negociado a US$505,40 a tonelada.


Frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou, na edição de sexta-feira (21) do Diário Oficial da União, a tabela com os novos preços mínimos de frete rodoviário. A atualização traz reajuste médio de 9,64%, variando de acordo com o tipo de carga, a quantidade de eixos e a caracterização da operação de transporte como alto desempenho.


Combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi disponibilizado, mas os alvos da redução seriam a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Mais matérias
desta edição