app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA27112021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 27/11/2021 - Matéria atualizada em 27/11/2021 às 04h00

A hora de Lessa

O vice-prefeito de Maceió quer disputar as eleições de 2022. Se dependesse só dele, seria candidato a governador. Ronaldo Lessa também não deverá concorrer a nenhum cargo proporcional. E vai esperar, até a última hora – ou seja, até 2 de abril, uma decisão de JHC. Se o prefeito não for concorrer ao governo, o vice vai poder disputar a eleição.


Proporcional

Lessa trabalha para montar o palanque de Ciro Gomes em Alagoas e articula a formação de chapas proporcionais do PDT. “Tenho conversado com várias pessoas. Vamos montar chapas de federal e estadual”, avisa.


Compromisso

E por que Ronaldo Lessa não vai para o governo? Ele avisa que tem compromisso com o senador Rodrigo Cunha. “Se não houver fato novo, ele será nosso candidato a governador e vou trabalhar para elegê-lo”, aponta.


Sai ou fica?

A possibilidade de JHC disputar o governo é real, embora poucos acreditem que o prefeito seria capaz de deixar o cargo para disputar um novo mandato. Se sair, terá ao lado o vice-prefeito. Assumindo o cargo, Ronaldo Lessa dará todo o apoio possível a João Henrique numa eventual disputa majoritária. Ou alguém aí duvida disso?


Venda direta

A Câmara dos Deputados aprovou, quinta-feira, 25, a Medida Provisória 1063/21, que autoriza os postos de combustíveis a comprarem álcool combustível (etanol hidratado) diretamente de produtores e importadores. Os distribuidores poderão continuar atuando. A MP será enviada ao Senado.


Abrinq

A Usina Caeté recebeu nesta semana o diploma em comemoração aos 20 anos de parceria com a Fundação Abrinq, além do certificado de reconhecimento referente ao ano de 2021, como Empresa Amiga da Criança e pelo compromisso assumido na defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Reconhecimento

Para a gerente de Gestão de Pessoas da Usina Caeté, Marta Luciana Sampaio, o reconhecimento reflete o comprometimento da empresa e destaca o trabalho desenvolvido pela Escola Conceição Lyra, que oferece um ensino de qualidade, desde a década de 60, para filhos dos colaboradores e crianças e adolescentes da comunidade.


Comprometimento

Segundo Betânia Leite, diretora da Escola Conceição Lyra, o sucesso desse projeto educacional “deve-se ao fato de contarmos com uma equipe de profissionais comprometida e o apoio incondicional dos dirigentes da Usina Caeté”.


CPLA

Representantes da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) participaram, nessa sexta-feira, 26, da solenidade de assinatura dos contratos da agricultura familiar referentes à Chamada Pública 01/2021. O evento, que foi realizado na sede do Poder Público Municipal, contou com a presença do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, e do secretário municipal de Educação, Elder Alves.


Compra

A compra realizada pela Chamada Pública representa a destinação de 40% do orçamento para os itens da agricultura familiar, sendo mais de 1,2 tonelada em kits para os estudantes, com entregas previstas para ainda este ano.


Aquisição

Contemplada no processo de aquisição de alimentos para as escolas municipais de Maceió, as cooperativas da Unicafes Alagoas participaram, nessa sexta-feira, 26, da cerimônia de assinatura do contrato de aquisição de alimentos da agricultura familiar para as escolas da rede municipal de ensino. A compra representa a destinação de 40% do orçamento para os itens da agricultura familiar, sendo mais de 1,2 tonelada em kits para os estudantes, com entregas previstas para ainda este ano.


Conquista

Estiveram presente no ato de assinatura, que foi comandado pelo prefeito JHC, o presidente da Unicafes Alagoas, Antonino Cardozo, e representantes da CPLA e (COOBAPI). “Pela primeira vez, a capital ultrapassa a compra de 30%, como prevê enquanto compra mínima a lei de 11.947/2009 do PNAE. Uma grande conquista para os agricultores familiares em forma de exemplo precisa ser replicada pelas demais prefeituras”, enfatizou Cardozo.

Mais matérias
desta edição