app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Mercado Alagoas

Confira os destaques da economia alagoana #MA26112021

.

Por Edivaldo Junior | Edição do dia 26/11/2021 - Matéria atualizada em 26/11/2021 às 04h00

Torneio

Criadores da Associação dos Produtores de Leite do Povoado Pau Ferro e região – contando com o apoio da CPLA – promovem o 3º Torneio Leiteiro da Agricultura Familiar, no período de 09 a 11 de dezembro, no município de Jacaré dos Homens.

Planejamentob

O presidente da CPLA, Aldemar Monteiro, recebeu, ontem, de representante da Gestão Láctea, empresa de consultoria, o projeto de viabilidade econômica da cooperativa e o planejamento estratégico e operacional para abertura da Unidade de Beneficiamento de Leite (UBL) de Batalha.


UBL

A estimativa é de que a fábrica possa triplicar a renda e incentivar a inclusão produtiva de dez mil pequenos produtores, além de estimular a capacidade de produção da cadeira produtiva do leite.


Pindorama

O gerente comercial da Cooperativa Pindorama, Daniel Lavenère, participou, ontem, da inauguração de mais uma loja da Rede São Domingos de Supermercados, fomentando uma parceria de longa data. Na ocasião, foi inaugurada a sexta loja da rede, todas localizadas em Maceió. A nova unidade foi aberta no bairro Village Campestre.


Rede

A Rede São Domingos é uma parceira antiga da Cooperativa Pindorama, comercializando em suas prateleiras vários produtos do mix da empresa.


Safra

Com mais de 6,9 milhões de toneladas de cana processadas, a safra 21/22 segue em ritmo acelerado com pouco mais de três meses de moagem.


Crescimento

De acordo com o boletim quinzenal nº 05 do Sindaçúcar-AL, com dados da produção acumulada até o dia 15 de novembro, a quantidade de cana moída em comparação ao mesmo período da safra passada, que era de 6,1 milhões de toneladas, representa uma variação positiva de 13,1%.


Produção

O boletim quinzenal, elaborado pelo departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, apontou ainda que foram produzidas 519.178 toneladas de açúcar, crescimento de 4,2%, e processados 154.671 milhões de litros de etanol, registrando um aumento de 5,3%.


IPVA

A Sefaz-AL informa que o período para os proprietários de veículos em Alagoas que querem utilizar os créditos da Nota Fiscal Cidadã (NFC) para quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022 é de 1º até 31 de dezembro deste ano.


Sem prorrogação

Este é o único mês do ano no qual a quitação do imposto pode ser feita com os créditos da campanha. Para realizar este procedimento, é só acessar a conta da NFC em nfcidada.sefaz.al.gov.br e clicar na opção de “abatimento no IPVA”. A oportunidade só é válida se o veículo estiver no nome do usuário cadastrado.


Sem limites

É importante ressaltar que não há limite mínimo para fazer o abatimento do imposto. Essa é uma das vantagens ao colocar o CPF na nota e estar cadastrado na campanha. Além disso, os participantes podem concorrer a prêmios em sorteios e ajudar instituições sociais.

Mais matérias
desta edição