app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
José Elias

Confira os destaques da política alagoana #JE2392020

.

Por JOSÉ ELIAS | Edição do dia 23/09/2020 - Matéria atualizada em 23/09/2020 às 06h00

Luciano Barbosa entra na história colocando Renan Calheiros na roda dos políticos passados para trás. Com um nó cego, indesatável, deu adeus ao grupo e, voando fora da gaiola, quis marcar independência. Quebrou o prato que comeu, deixou o MDB entregue às baratas e pulou do barco no momento que mais o senador precisava.

Mercado do voto aponta prisão da filha do vice-governador pela Polícia Federal como principal motivo. Ele teria ficado engasgado e, na convenção partidária, devolveu com um troco fortemente salgado. Acaba uma parceria que vem de longe, dos tempos em que Barbosa militava no Partido Comunista, ao lado de Eduardo Bomfim. Afastamento dele vem se arrastando desde a complicada indicação do vice no segundo mandato de Renan Filho. Na cadeira, governador queria o médico Fábio Farias como substituto eventual e o pai insistiu na manutenção do hoje inimigo declarado. Os estragos, diante da dimensão das feridas, vão sair nos resultados das eleições de 2022.


PESQUISAS MEDEM CONFRONTOS DO VOTO EM MACEIÓ

Depois das convenções partidárias, nas ruas pesquisas sobre a eleição de prefeito em Maceió. Pelo menos seis delas avaliam o prestígio dos candidatos à sucessão e vão revelar chances de cada um. As torcidas colocam nas arquibancadas gritos fortes em defesa de Alfredo Gaspar, JHC, Cícero Almeida, David Davino, Ricardo Barbosa...


NÚMEROS VÃO DIZER VERDADE SOBRE ARAPIRACA

De cabeça pra baixo, política de Arapiraca virou manchete no noticiário de todo o País. Uma pesquisa encomendada por setores empresariais do Agreste vai revelar erros e acertos dos personagens envolvidos na cena do voto. Fio da meada começa por Luciano Barbosa, passa por Renan Calheiros, envolve Ricardo Nezinho e acha Severino Pessoa.


NINGUÉM ENXERGA PARA ONDE IRÁ O VOTO EM PALMEIRA

Tumultuada do começo ao fim, sucessão municipal de Palmeira dos Índios está embolada. Nem a própria sociedade sabe avaliar pra onde se destinará o voto na eleição de prefeito da cidade. E nas esquinas, Júlio Cesar está sendo encostado na parede e ninguém tenta arriscar, lá, um placar por causa das longas confusões de bastidores.


ARTHUR E VICTOR APOSTAM NA ELEIÇÃO DE DAVID DAVINO

Agora bem estruturado, David Davino encontrou caminho da prefeitura de Maceió. Reta final da campanha, cresce em cada visita agendada nos bairros da cidade, principalmente na periferia, seu maior reduto eleitoral. Na sustentação da campanha, nomes de peso como Arthur Lira, Marcelo Victor e Régis Cavalcante. “Estamos na luta!” afirma Thomáz Nonô.


FLÁVIO GOMES DE BARROS VOLTA À VITRINE DO VOTO

Bem relacionado, jornalista Flávio Gomes de Barros retorna, em novembro, ao julgamento popular. Levando a sério tudo que faz, já sentou no plenário da Câmara como vereador, honrando a confiança da sociedade. Presidente do CRB, Flávio Gomes de Barros, exerceu com sabedoria e competência o cargo de secretário estadual de Comunicação.


UNIDADE ACABOU DEPOIS DA MORTE DE JOÃO BELTRÃO

Unidade política de Coruripe chegou ao fim com a morte de João Beltrão, que comandava o voto. Com sua ausência definitiva, veio a formação de tendências que dividiram o grupo, que hoje está igual a tábua de pirulito. Deputado Marx Beltrão, que chegou a ser ministro do Turismo, mesmo tentando juntar os segmentos, ainda não botou ordem na casa.


EDUARDO BOMFIM: SEIS CONVITES EM CIMA DA MESA

Voando como passarinho, Eduardo Bomfim prefere ficar solto partidariamente. Depois que deixou o PCdoB, ficou solteiro e, pelo andar da carruagem, não quer mais esse tipo de casamento. Em cima da mesa, no escritório, seis convites de legendas que desejam filiação do ex-vereador, deputado estadual e federal. Ele se desligou do voto e deixou de beber.


JOÃO CALDAS QUER IBATEGUARA CIDADE TURÍSTICA

Acesso nos ministérios em Brasília, João Caldas promete transformar Ibateguara, sua terra. Ex-deputado projeta uma cidade turística para aumentar o calendário de belezas de Alagoas. Novamente candidato a prefeito, ele aponta as belezas naturais do município como o cartão de visitas para atrair pessoas procedentes do Brasil e do mundo.

Mais matérias
desta edição