app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I28052022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 28/05/2022 - Matéria atualizada em 28/05/2022 às 04h00

Postes e cabos de internet

A falta de fiscalização, aliada à ausência de normas de conduta para disciplinar o uso de postes para colocação de cabos e fios das empresas, vem colocando em risco a vida da população das cidades em Alagoas, assim como propiciando a ocorrência de incêndios. A inércia da Agência Reguladora de Serviços de Alagoas (Arsal) e dos órgãos fiscalizadores nos municípios tem permitido os abusos que colocam em risco vidas e o patrimônio dos cidadãos. Em Arapiraca, Penedo e Maragogi, já foram registrados vários sinistros de incêndio na fiação em postes nas ruas. A Prefeitura de Maceió sai na frente buscando prevenir tragédias e notificou a Equatorial, através da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), para que sejam adotadas providências sobre o ordenamento de cabos e fios instalados de maneira inapropriada nos postes da capital alagoana. O documento determina um prazo de 15 dias para que a empresa apresente as medidas que serão tomadas, uma vez que o emaranhado de fios e cabos nos postes oferece riscos de choque elétrico aos cidadãos e aos técnicos que trabalham, além de provocar poluição visual na cidade. O secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, ressaltou que Maceió está repleta de cabos desordenados. O cabeamento da capital vem sendo tópico de discussão da Prefeitura de Maceió desde o começo do mês de junho, quando representantes do município e da Equatorial começaram a debater sobre o tema. 


Equatorial

Por meio de nota, a Equatorial Energia explicou que vai adotar todas as providências necessárias junto às empresas responsáveis pelas redes notificadas pela Prefeitura de Maceió, já que o caso é de responsabilidade da distribuidora. Além disso, a empresa informou que existe a necessidade das empresas de telefonia, internet e TV seguirem os padrões de instalação e segurança estabelecidos em contrato.


Cabos

“A utilização de postes sem permissão pode trazer riscos para os prestadores de serviços das operadoras e também para a população. Não é de responsabilidade da distribuidora eventuais reparos na fiação de telefonia, TV a cabo ou internet, sendo esta atribuição de competência das próprias empresas prestadoras dos serviços”, diz trecho da nota.


Pão de Açúcar

Tudo pronto para o Forroçúcar, em Pão de Açúcar de 13 a 15 de junho, com atrações como: Jorge de Altinho, Alcymar Monteiro e Zé Vaqueiro, além de outros regionais que farão parte dos três dias festivos junino do Forroçúcar 2022, do jeito que o povo gosta e merece!


Pão de Açúcar

A Prefeitura Municipal de Pão de Açúcar, através da Coordenação de Cultura, publicou o Edital de Chamamento público para Músicos e suas expressões musicais. O prazo termina no dia 3 de junho de 2022. O edital visa credenciar artistas, bandas e demais expressões musicais que sejam residentes em Pão de Açúcar e possam contribuir para a promoção e a realização de projetos culturais nos quais a música é primordial. As inscrições só poderão ser realizadas na Sede da Coordenação, na Av. Bráulio Cavalcante, das 8h às 13h de acordo conforme os requisitos do Edital.


Chuvas e dinheiro

A cidade de Canapi, no Sertão de Alagoas, está entre as cidades brasileiras que vão receber nos próximos dias um repasse financeiro do governo federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a localidade. Canapi receberá um valor de R$ 102,8 mil para reconstruir passagens e bueiros. A autorização da destinação da verba ocorreu na segunda-feira (30). O valor para Canapi faz parte do repasse de R$ 4,3 milhões feito a 15 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.


Delmiro/saúde

A secretária municipal de Saúde de Delmiro Gouveia, Geonice Peixoto, confirmou que está de saída do cargo. De acordo com o texto, a decisão foi tomada para “atender um chamado maior, um novo desafio, que é realizar mais avanços na Rede Estadual de Saúde, ao lado do secretário Gustavo Pontes de Miranda”.


Delmiro/saúde 2

Para o lugar da secretária vai o esposo dela, Ricardo Cruz, que já atuou na atual gestão de Ziane Costa como secretário-adjunto de governo, pasta a qual agora é chefiada pelo irmão da prefeita, Lulinha..

Mais matérias
desta edição