app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5693
Integração

Confira os destaques do interior alagoano #I27012022

.

Por MOZART LUNA | Edição do dia 27/01/2022 - Matéria atualizada em 27/01/2022 às 04h00

Fiscalizar as praias

Alagoas tem um dos litorais mais lindos do Brasil e em alguns trechos a deficiência com a fiscalização é uma realidade vivida principalmente nas praias entre Jequiá da Praia e a Foz do São Francisco, mesmo tendo uma base do ICMBio no Pontal do Peba. Para tentar garantir a desova e o nascimento de tartarugas, a Prefeitura de Coruripe, numa atitude inédita, iniciou uma operação de fiscalização, através da Gerência de Trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito, Transporte e Suprimento (SMTTS). A ação tem sido realizada aos finais de semana e feriados com a Ronda Litorânea em todas as praias do município. A ação, que acontece há quase seis meses, é rotineira e tem como objetivo coibir o trânsito de carros, motos e quadriciclos nas praias, para oferecer segurança aos frequentadores, conforme previsto em Lei Municipal de nº 1097/2008. “A iniciativa, depois de implementada, não parou e será realizada sempre em dias com maiores probabilidades de incidência de veículos em faixas de areia. Como basicamente não temos um inverno rigoroso, o nosso trabalho de fiscalização no litoral é contínuo, desde o Poxim até o Miai de Baixo”, destacou Cléber Medeiros, Gerente de Trânsito.


Coruripe

Além da ronda, outra ação muito importante tem sido realizada pela SMTTS, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, na localidade conhecida como Forges - que compreende a Lagoa do Pau e o início da Pituba. Lá, aos finais de semana e feriados também, existe um trabalho para coibir a passagem de veículos por ser uma Área de Preservação Ambiental (APA) do berçário de tartaruga-marinha.


Coruripe 2

Os veículos flagrados na faixa de areia em Coruripe por enquanto estão sendo multados, mas em breve, se a PM também se integrar à operação, os infratores poderão ser presos por crime ambiental. Toda a faixa de praias entre o município e a Foz do São Francisco tem uma incidência grande de desova de tartarugas-marinhas.


Maragogi

Estão abertas as inscrições do Curso de Atendimento ao Público com Noções de Meio Ambiente para a Juventude Maragogiense. O curso é uma realização da Prefeitura de Maragogi, por meio da Coordenadoria da Juventude, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. As inscrições serão feitas na sala da Coordenadoria Municipal da Juventude, das 8h às 14h, com 30 vagas disponíveis.


Maragogi 2

O curso acontecerá às terças e quintas-feiras, a partir do dia 8 de fevereiro, das 18h às 20h, com carga horária de 12h/aula. Ao final, todos os jovens receberão o seu certificado de participação. O curso vai habilitar o jovem a prestar um serviço de excelência no atendimento e com noções de meio ambiente.


Japaratinga

Em Japaratinga, a segunda etapa das obras da construção da ponte, onde existe o córrego, na entrada da cidade, já foram iniciadas. A obra é uma conquista do prefeito Déo, que, em parceria com o governo do Estado, deu uma solução aos problemas com enchentes que agora estão com os dias contados.


Barra Santo Antônio

Barra de Santo Antônio recebeu a visita de representantes da Log estratégia, empresa licitada pelo governo estadual, para executar o Plano Diretor em alguns municípios da região norte. Com a implantação do plano diretor, o município alcançará mais interesses de grandes investimentos, alavancando ainda mais o setor turístico, regulamentando a infraestrutura e direcionando o crescimento ordenado.


Barra de Santo Antônio 2

A participação de toda a equipe de gestão e secretariado será fundamental para a celeridade do trabalho, como também haverá uma ouvidoria para receber sugestões da população. A Barra de Santo Antônio segue crescendo e avançando a cada dia, nos dando a certeza de que vive o melhor momento em todos os segmentos da gestão.


Feliz Deserto

O município de Feliz Deserto possui uma extensa faixa de praia, que pode ser utilizada para prática de esportes. Pensando nisso, a Secretaria de Esporte e Cultura está organizando o Primeiro Torneio de Verão - Futvôlei 2022 no dia 20 de fevereiro na Praia do Maçunim. Inscrições gratuitas na Secretaria de Esporte e Cultura.

Mais matérias
desta edição