app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN02122021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 02/12/2021 - Matéria atualizada em 02/12/2021 às 04h00

A Defesa Civil está assumindo uma responsabilidade imensa quando afirma categoricamente que o risco de afundamento do solo em outros bairros é zero. Mas, como a população acreditar?

O que se tem visto até o momento é o aumento da extensão das rachaduras, que já chegam perto da Avenida Fernandes Lima. Essa desaceleração que a Defesa Civil diz estar acontecendo é de ser bastante discutida com todos os órgãos técnicos. Se os órgãos ambientais podiam prever efeitos sismológicos na perfuração do solo, por que não adotaram providências para pelo menos avisar à população das regiões fortemente afetadas dos prováveis abalos?

Sem um laudo efetivo por parte dos órgãos envolvidos no processo de afundamento do solo provocado pela Braskem, como se pode ter a certeza de que a situação está absolutamente sob controle?


DEVER DE CASA

Se existe tanta certeza de que a degradação do solo na região do Pinheiro não irá atingir outros bairros, nada mais inteligente e prático de que a Braskem passe a agilizar o pagamento das indenizações e que possa evitar que dezenas de famílias ameacem voltar às suas casas.


DESPERTANDO

Finalmente a Assembleia Legislativa começa a discutir o verdadeiro papel do Fecoep, imposto criado no governo de Ronaldo Lessa para combater a extrema pobreza. De autoria da deputada Jó Pereira, a proposta, em audiência pública, é de passar a limpo a utilização dos recursos arrecadados pelo governo e que são desviados para obras de concreto.


CAMPANHA ANTECIPADA

O governador Renan Filho tem aproveitado o silêncio dos órgãos fiscalizadores e enfia o pé na propaganda de ações do governo aliado a uma campanha política, o que contraria frontalmente a legislação eleitoral.


PARALISAÇÃO

Sem avanço nas negociações para recomposição salarial, servidores do Poder Judiciário cruzam os braços hoje e amanhã. Haverá manifestações em todas as unidades do Judiciário, e a concentração principal será em frente ao Fórum do Barro Duro. Os trabalhadores alegam que não houve nenhum aceno por parte do Tribunal de Justiça e, gradativamente, as paralisações irão se acentuando.


PROTESTO

A BRK Ambiental tem sido alvo de vários protestos nos últimos dias e, ontem, moradores fizeram manifestações em frente à sede da empresa na Avenida Fernandes Lima alegando uma piora no serviço de abastecimento d´água. A empresa, contudo, diz que está redobrando os esforços para equacionar os problemas.


MAIS AUMENTO

Para variar, o preço da gasolina em Alagoas voltou a disparar no último mês de novembro registrando uma alta de 5,28%, reajuste maior do que foi encontrado nos estados do Piauí e no Rio Grande do Norte. O IMCS aplicado é o que tem feito a diferença.


BOLSA ESCOLA

O pagamento da sexta e última parcela do Bolsa Escola Municipal (BEM) foi antecipada pela Prefeitura de Maceió. Agora, o valor será pago hoje para nascidos em janeiro, fevereiro e março. O cronograma segue a ordem do mês de aniversário do beneficiário e vai até o dia 10 de dezembro. Dessa forma, o auxílio será pago aos nascidos em abril, maio e junho no dia 6 de dezembro.


BOLSA ESCOLA

Os nascidos em julho, agosto e setembro recebem no dia 8. E, por fim, no dia 10, é a vez dos aniversariantes dos meses de outubro, novembro e dezembro. O benefício vai de R$ 70 a R$ 300 reais.


» O Brasil registrou, nesta quarta-feira (1º/12), média móvel diária de 232 óbitos. É o 12º dia consecutivo em que o indicador está abaixo de 250 óbitos. » Em comparação com o verificado há 14 dias, houve variação de -15,3%, sinalizando desaceleração.

» No total, o Brasil já perdeu 614.964 vidas para a doença e computou 22.105.872 casos de contaminação.

» As Comissões de Gestão Documental e de Gestão de Memória do TJAL fizeram ontem visita ao Fórum da Comarca de Arapiraca para inspecionar os arquivos históricos da unidade judiciária.

» Todas as outras comarcas de Alagoas devem receber a equipe para avaliação dos materiais que podem se tornar acervo do Centro Cultura e Memória do TJAL.

Mais matérias
desta edição