app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Fatos & Notícias

Confira os destaques da política alagoana #FN01122021

.

Por FATOS & NOTÍCIAS | Edição do dia 01/12/2021 - Matéria atualizada em 01/12/2021 às 04h00

Se depender da Associação dos Municípios e do Ministério Público, Alagoas vai passar em branco nas festas de final de ano e consequentemente do Carnaval de 2022, em face da ameaça iminente da nova variante Ômicron, que atingiu vários países do mundo.

Festas com muitas aglomerações, como Natal, réveillon no Ano Novo e o Carnaval, não são recomendadas pelo presidente da AMA, Hugo Wanderley e pelo procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto. Estranhamente, o governo do Estado ainda não se pronunciou sobre essa perspectiva, o que viria a atingir duramente mais uma vez o setor produtivo alagoano que começa a se recuperar.

Até o momento, entretanto, são recomendações que serão feitas aos prefeitos de todo o Estado, alertando sobre a possibilidade de um momento mais grave do fim da pandemia com a variante descoberta em países da África.


NÃO É O MOMENTO

As duas instituições acreditam que o momento ainda não é adequado para festas com grandes aglomerações, principalmente agora quando o número de mortes diminui assim como o de infectados. Promover festas sem o devido distanciamento é um risco sem precedentes.


REAÇÃO

No meio empresarial, essa perspectiva não é vista com bons olhos, embora todos os preparativos para o final do ano e do Carnaval já estejam em andamento. Caso haja proibição, e o governo ainda não se manifestou, o prejuízo será incalculável.


CONTRA

Além de outras instituições e de parte da população também ser contra as festas populares neste momento, o Sindicato dos Médicos também alertou para a imprudência, no entanto a prefeitura de Maceió já anunciou a manutenção das festas de Réveillon.


TARTARUGAS

O Instituto Biota realizou a soltura de 97 filhotes de tartarugas marinhas, da espécie cabeçuda, nesta terça-feira (30), na praia de Riacho Doce, próximo ao porto das jangadas. O momento foi prestigiado por diversos moradores do local. as tartarugas estavam sendo preservadas em um ninho monitorado pela instituição. Após o nascimento dos animais, a equipe facilitou a saída das tartarugas do ninho, permitindo que os filhotes pudessem ir ao encontro do mar.


RECICLÁVEIS

Ao final do mês de novembro, a Prefeitura de Maceió atingiu a marca de 110 toneladas de recicláveis recolhidos. Para atingir o objetivo, o órgão contou com a parceria das quatro cooperativas que atendem a capital: Coopvila, Cooplum, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes. Desde janeiro, mais de 920 toneladas de materiais já foram coletados.


RECICLÁVEIS 2

Atualmente, as cooperativas são responsáveis pelo recolhimento dos resíduos nos 29 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), espalhados pelas principais vias e praças da cidade, que geram cerca de 500 quilos de recicláveis cada por mês. Ademais, atuam na coleta seletiva porta a porta em mais de 16 mil residências de Maceió, evitando que esses materiais acabem sendo descartados de forma irregular pela população.


AGRICULTURA FAMILIAR

A Prefeitura de Maceió aplicou 41% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) na agricultura familiar, a primeira vez que a meta de 30% estabelecida pelo governo federal é ultrapassada no município. O investimento será aplicado em kits de alimentação para os estudantes da rede, agregando com outras iniciativas da gestão no combate à fome, como o Bolsa Escola Municipal (BEM) e a garantia do café da manhã para todos os alunos da rede. O marco foi atingido na sexta-feira (26), após assinatura do termo de compra avaliado em R$ 7 milhões.


» O Ministério da Cidadania enviou mensagens de celular (SMS) a 625 mil pessoas orientando a devolução voluntária de recursos recebidos indevidamente do auxílio emergencial, além de denúncia de fraudes.

» Em Alagoas, três vagas estão sendo disponibilizadas para o cargo de Técnico Ambiental, que exige nível médio e tem 432 vagas abertas em todo o Brasil.

» Também estão na lista de devolução beneficiários do auxílio emergencial e que compõem o público que recebe o Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) via Cadastro Único (CadÚnico) e que precisam fazer a devolução.

» O Brasil registrou ontem 326 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 614.754 desde o início da pandemia.

Mais matérias
desta edição