Consumo
Venda de veículos em Alagoas acumula alta de mais de 10% no ano
De janeiro a novembro, foram comercializadas 69.772 unidades no estado, aponta Fenabrave


As vendas de veículos novos registraram crescimento de 10,1% de janeiro a novembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgados na quinta-feira (4) mostram que foram comercializados 69.772 veículos no estado em 2025, ante os 63.374 do ano passado.
As vendas levam em conta os automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhão, ônibus, motocicletas e implemento rodoviário.
O resultado positivo no ano acontece apesar da retração registrada em novembro, quando o número de veículos novos vendidos recuou 3,3% em relação ao mesmo mês de 2024. Na comparação com outubro, as 5.915 unidades vendidas em novembro são 18% inferiores às 7.215 comercializadas no mês passado.
Segundo a Fenabrave, as vendas no acumulado do ano foram puxadas pelas motos, com a venda de 45.323 unidades - um crescimento de 11,7% ante as 40.565 unidades comercializadas no ano passado.
Em todo o Brasil, as vendas de veículos recuaram 5,9% em novembro ante o mesmo mês do ano passado, e recuaram 8,5% ante outubro, para 238,6 mil unidades. Com o resultado, o acumulado do ano até o final do mês passado mostra alta de 1,4% nos emplacamentos, para 2,4 milhões de veículos, abaixo da alta de 2,6% estimada pela entidade para 2025 como um todo.
“O ritmo de vendas por dia útil aumentou, comprovando que a demanda segue estável, mesmo em um ambiente de juros elevados”, disse o presidente da Fenabrave, Arcelio Junior, em comunicado à imprensa.
A venda por dia útil em novembro foi de cerca de 23 mil veículos, afirmou a Fenabrave, 7,5% acima do verificado em outubro. “Com quatro dias úteis a menos, é natural uma queda no volume total, mas o ritmo de vendas, no acumulado, para todos os segmentos, exceto caminhões e implementos rodoviários, vem se mantendo em alta, de acordo com as nossas projeções. A demanda segue estável, mesmo em um ambiente de juros elevados, que tornam o crédito mais caro e com critérios mais rígidos”, comentou.
Seguro
O crescimento nas vendas no acumulado do ano vem refletindo no setor de seguros no Brasil, que tem registrado resultados positivos neste ano. De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento registrou crescimento nominal de 6,12% no acumulado de de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024.
O levantamento também mostra que os seguros de danos e de pessoas (ex-VGBL) somaram R$ 164,82 bilhões em prêmios, avanço de 7,45% em relação ao ano passado. Para o diretor da CGF Seguros, Bruno Miranda, o crescimento observado no seguro de autos reflete o movimento de retomada do mercado de veículos novos e usados no Brasil.
“A correlação entre maior volume de veículos em circulação e a demanda por seguros é direta. Quanto mais veículos, maior a exposição a riscos de colisão, furto e demais sinistros, o que naturalmente eleva a contratação de seguros e exige ajustes constantes nas apólices”, afirma Miranda.
