app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia Pagamento será feito em 31 de março, segundo a Receita

QUASE 50 MIL NÃO ENTREGARAM DECLARAÇÃO DO IR EM ALAGOAS

.

Por Hebert Borges | Edição do dia 28/05/2022 - Matéria atualizada em 28/05/2022 às 04h00

Um total de 49.225 contribuintes em Alagoas ainda não prestaram contas com o Fisco. Esse é o balanço da Receita Federal atualizado até as 9h da última sexta-feira (27). O número representa 18% do total esperado para o Estado, que é de 269.278 declarações.

Já foram entregues em Alagoas 220.053 declarações, 81,72% do esperado. O prazo se encerra às 23h59 da terça-feira (31). Em todo o País já foram entregues 28,3 milhões de declarações, o que representa 83% do total esperado, que é de 34,1 milhões.

O IRPF 2022 é referente ao ano-calendário de 2021. Quem tem IR a pagar pode parcelar em até oito vezes. Para valores de R$ 10 a R$ 100, o contribuinte deve pagar em cota única. O contribuinte também deve ficar atento às datas de vencimentos dos Darfs.

Para não cair na malha fina, o delegado da Receita Federal, Reinaldo de Almeida, orienta que o contribuinte cheque todos os rendimentos que tiveram e veja se já foram incluídos na declaração. “Uma das grandes incidências em malha é a ausência de rendimentos, porque as pessoas às vezes esquecem. É o que se chama omissão de rendimentos. Uma maneira de evitar isso é fazer a declaração pré-preenchida com a conta gov.br” disse o delegado.

Almeida explica que isso acontece com frequência, pois muitas vezes alguns rendimentos que as pessoas tiveram em janeiro de um ano só devem ser declarados em maio do outro ano, então muitas vezes as pessoas esquecem de declarar.

“Com a conta gov ele pode importar a declaração pré-preenchida, fazer uma breve conferência, complementar as informações que não estão aí e transmitir”, completou.

O pagamento da restituição do IRPF é efetuado exclusivamente mediante crédito em conta corrente bancária ou poupança de titularidade do beneficiário (a conta precisa estar no nome do declarante), informada na Declaração de Imposto de Renda, admitidas as exceções no caso de contribuinte falecido, menor de idade, incapaz ou com saída definitiva do País.

Mais matérias
desta edição