app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Economia Maceió, 24 de maio de 2022
Dia Nacional do Café, na cafeteria Nakaffa, localizada na  Av. Amélia Rosa, Jatiúca em Maceió. Alagoas - Brasil.
Foto:@Ailton Cruz

CAFETERIAS SE RENOVAM PARA AGRADAR MACEIOENSES

.

Por regina carvalho | Edição do dia 28/05/2022 - Matéria atualizada em 28/05/2022 às 04h00

Bebida preferida na mesa dos brasileiros, o café agrada crianças, jovens e mais ainda aqueles que consumem apenas da forma mais tradicional. Tem até um dia dedicado a ele, no mês de maio. Em Maceió, espaços reúnem os mais exigentes que topam se aventurar pelos sabores, além do cafezinho para acordar para mais um dia de rotina.

Na Avenida Dr. Antônio Gomes de Barros, na Jatiúca, em Maceió, um espaço oferece opções variadas, experiências que vão além do café quentinho. Tem gelado, com chocolate, expresso, uma combinação de sabores, de experiências, que agrada aos olhos também.

“Nosso público é um pouco mais velho, mas não é somente ele, os mais jovens passaram a procurar para novas experiências, para provar um bom café, de qualidade”, diz a empresária Isabella Bezerra, uma das sócias do Nakaffa, cafeteria que se transformou num espaço para a arte, com exposição, conversa e vinhos.

“Os preferidos são o expresso e o capuccino especial (com pedaços de chocolate). Mas tem até café gelado, refrescante”, acrescenta Larissa Gleiss.

Na última terça-feira (24), foi celebrado o Dia Nacional do Café. Dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) - do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) – informa que em relação à safra 2021, cuja área em produção cafeeira foi de 1,8 milhão de hectares, a deste ano em curso representa um aumento de apenas 0,6%.

Neste mesmo sentido, segundo a Embrapa, a produtividade aumentou de 26,4 sacas por hectare para 30,6 sacas por hectare em 2022, o que representa acréscimo de 16,1%. Dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), cerca de 9 a cada 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem café.

O Brasil é o maior produtor e exportador no mundo; Minas Gerais concentra a maior parte da produção cafeeira no território. Em 2021, o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,5 milhões de sacas.

“Vale ressaltar que o Brasil é o maior consumidor de cafés nacionais. Quando analisado o consumo per capita, observa-se que, em 2021, ele foi de 6,06 kg por ano de café cru e 4,84 kg por ano de café torrado. O bom desempenho na mesa do consumidor teve impacto direto na indústria: as empresas associadas à ABIC registraram um crescimento de 2,77% no período”, destaca a ABIC.

Mais matérias
desta edição