loading-icon
MIX 98.3
NO AR | MACEIÓ

Mix FM

98.3
sexta-feira, 05/12/2025 | Ano | Nº 6113
Maceió, AL
26° Tempo
Home > Cidades

SAÚDE

Jovens lideram casos de Aids em Alagoas neste ano, aponta MS

Levantamento mostra que faixa de idade dos 20 aos 34 anos responde por mais de um terço das notificações no Estado

Ouvir
Compartilhar
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp
Infectologista Renee Oliveira diz que dados reforça necessidade de atenção
Infectologista Renee Oliveira diz que dados reforça necessidade de atenção | Foto: Carla Cleto/Ascom Sesau

Em Alagoas, os jovens seguem à frente das estatísticas de Aids. A informação faz parte do levantamento divulgado ontem pelo Ministério da Saúde, que mostra que pessoas entre 20 e 34 anos concentram a maior parte dos 300 casos registrados no Estado em 2025. Desse total, 115 ocorrências estão nessa faixa etária, que lidera as notificações.

Na sequência, aparecem os grupos de 35 a 49 anos (105 casos) e de 50 a 64 anos (53). Pessoas entre 65 e 79 anos somam 15 registros. Entre adolescentes de 15 a 19 anos foram notificadas sete infecções, e entre maiores de 80 anos, duas.

Houve ainda três casos em crianças menores de 10 anos, um em cada faixa analisada. Não foram registradas infecções entre 10 e 14 anos, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

Para o infectologista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Renee Oliveira, os dados reforçam a necessidade de atenção dos jovens às formas de prevenção.

“Há formas comprovadamente eficazes para prevenir a Aids e as pessoas, principalmente os jovens, devem atentar para as medidas de proteção. Seguindo as orientações dos profissionais de saúde, não há risco de contrair a doença”, afirma.

Este ano, o estado registrou 137 óbitos relacionados à Aids.

PrEP e PEP

Além dos preservativos distribuídos na rede pública, o SUS oferece duas estratégias consideradas eficazes para evitar a infecção pelo HIV: a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP).

A PrEP consiste no uso diário de antirretrovirais por pessoas não infectadas, mas que têm maior risco de exposição. Em Alagoas, está disponível no PAM Salgadinho, no Serviço de Atenção Especializada (SAE) do Hospital Escola Helvio Auto e na Clínica da Família do Jacintinho. No interior, o medicamento é ofertado nos SAEs de Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios.

Já a PEP é indicada após situações de risco, como violência sexual, relação sem preservativo ou acidentes com objetos perfurocortantes. O tratamento deve começar o quanto antes, com uso de antirretrovirais por 28 dias.

Em Maceió, a PEP é ofertada nas UPAs do Trapiche, Benedito Bentes e Tabuleiro do Martins; no Hospital Escola Helvio Auto; no Hospital Geral do Estado; e no Hospital da Mulher. No interior, está disponível no Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca; no Hospital Ib Gatto Falcão, em Rio Largo; no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema; na Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas; no Hospital Regional do Norte, em Porto Calvo; e nas UPAs de Marechal Deodoro, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Viçosa.

Relacionadas