app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Cidades

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS VOLTAM AO TRABALHO

previsão é que fluxo de entrega de correspondências seja normalizado em até duas semanas

Por luan oliveira | Edição do dia 23/09/2020 - Matéria atualizada em 23/09/2020 às 12h03

Mesmo com uma insatisfação generalizada pela decisão do Tribunal Superior do Trabalho no dissídio coletivo da greve nacional dos Correios, o braço alagoano da empresa retomou as atividades normalmente nesta terça-feira (22). São cerca de 500 trabalhadores de volta aos postos. As entregas retornarão ao seu fluxo normal nos Correios de Alagoas em cerca de duas ou três semanas, segundo estima Alysson Guerreiro, do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Telégrafos e Correios em Alagoas (Sintect-AL). Cerca de 500 trabalhadores retornarão às ruas e Centros de Distribuição no estado para as atividades de distribuição de encomenda, que antes estavam trabalhando com cerca de 70% da capacidade. Alysson diz que a retomada vem apesar da decisão do TST, que, segundo ele, não foi favorável aos trabalhadores. “Um trabalhador que recebia R$ 1.700 ao mês recebeu um reajuste um pouco acima da inflação, mas perdemos várias cláusulas do nosso acordo. Agora, temos maiores contribuições em planos de saúde, por exemplo, que derrubam esse vencimento para R$ 1.200 no máximo”, afirma. A decisão da corte superior determina que a retomada deve ocorrer nesta terça-feira (23). Em Alagoas, contudo, os trabalhadores retornaram aos postos já nesta segunda (22). A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (FENTECT) defendeu a continuidade da paralisação apesar do dissídio no TST. Em Alagoas, a ideia ainda não é ventilada. Na decisão da corte, a greve não foi considerada abusiva, e metade do salário dos funcionários relativos aos dias de paralisação devem ser pagos. O restante, contudo, será compensado. Segundo o sindicato, o acordo imposto pelo tribunal representa uma queda de 40% nos vencimentos dos trabalhadores, apesar do aumento no salário bruto.

CORREIOS

Com a compensação das horas não trabalhadas, medida também determinada pelo TST, a empresa afirma que pretende ampliar a capacidade operacional do plano de continuidade do negócio e normalizar o mais rápido possível o fluxo de entregas de cartas e encomendas, em todo o país. 

"Mutirões de entrega continuarão sendo realizados com o apoio dos empregados das áreas administrativa e operacional, unidos em prol da manutenção dos serviços da estatal. A rede de atendimento permanece aberta e os serviços, inclusive o SEDEX e o PAC, continuam disponíveis. As postagens com hora marcada permanecem temporariamente suspensas - medida em vigor desde o anúncio da pandemia", informa a empresa. 

Para mais informações, os clientes podem entrar em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100 ou pelo endereço http://www.correios.com.br/fale-com-os-correios.

Mais matérias
desta edição