app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 5692
Cidades

COVID: RELAXAMENTO DE MEDIDAS GEROU AUMENTO DE CASOS, DIZ MÉDICO

Para infectologista Fernando Maia, é necessário intensificar fiscalização e exigir uso de máscara

Por regina carvalho | Edição do dia 23/09/2020 - Matéria atualizada em 23/09/2020 às 06h00

O relaxamento das medidas de contenção para reduzir a propagação do novo coronavírus pode ter relação direta com o aumento do número de casos da última semana no estado. Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) trouxeram no relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 a informação de que houve aumento de 23% de novas notificações em relação ao período anterior. Na avaliação do infectologista Fernando Maia, presidente da Sociedade Alagoana de Infectologia, é necessário intensificar a fiscalização para evitar aglomerações e exigir que os alagoanos voltem a usar máscara como ocorreu nos primeiros meses da pandemia. “O governo começou a relaxar nas medidas e as pessoas começaram a abusar, andando sem máscara e começaram a fazer aglomeração novamente. Com certeza isso reflete no aumento de casos. Se o pessoal relaxar há a possibilidade de agravamento da pandemia em Alagoas. Voltaram a fazer festa e a andar na rua sem máscara e, se aumentarem os casos, vai aumentar também internações e mortes”, declara Fernando Maia.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que é sempre importante que a população siga as recomendações conforme o que vem publicando o Governo do Estado no decreto que trata do Distanciamento Social Controlado, citando como exemplo o uso de máscaras, higiene, evitar aglomerações, além da utilização de álcool gel ou líquido 70º.

“A Sesau monitora, diariamente, o quantitativo de casos no Estado. Obviamente, quando a população descumpre todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, a doença tende a seguir infectando a população”, explica. O boletim epidemiológico da Sesau, emitido nessa terça-feira (22), revela que Alagoas tem mais de 85 mil casos confirmados de Covid-19 e 2.029 óbitos. Outros 81.882 pacientes estão recuperados da doença. Dos 102 municípios alagoanos, apenas Igaci, Minador do Negrão, Monteirópolis, Pariconha e São Brás não têm mortes provocadas pelo coronavírus. Relatório do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 divulgado, na última segunda-feira (21), apontou que após semanas em queda, o número de novos casos voltou a aumentar e isso refletiu no índice reprodutivo efetivo (Rt) relacionado à transmissão do novo coronavírus.

De acordo com os pesquisadores da Ufal, na última semana, foi registrado um aumento de 23% de novos casos em relação ao período anterior, o que corresponde a um incremento de 356 casos. “Após quatro semanas de queda, o número de novos casos de Covid voltou a aumentar em Alagoas ao longo da 38ª SE, o que refletiu no aumento do número reprodutivo efetivo (Rt) relacionado a transmissão do novo coronavírus que, após um período superior a 30 dias em queda, voltou a ser maior que 1”, explicam os pesquisadores da Ufal.

Mais matérias
desta edição