app-icon

Baixe o nosso app Gazeta de Alagoas de graça!

Baixar
Nº 0
Caderno B

"Arte na Sua Porta" leva musicalidade alagoana para o interior

Cinco municípios irão receber aulas de clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão

Por Thauane Rodrigues* ESTAGIÁRIA | Edição do dia 25/03/2022 - Matéria atualizada em 25/03/2022 às 14h54

 

Foto: ASCOM/DITEAL
 

Com o intuito de celebrar a música de Alagoas, o Instituto Maria Augusta Monteiro - IMAM, durante o período de 26 de março a 29 de maio, estará realizando o Circuito Cultural Arte na Sua Porta. A ação irá levar para os municípios de Maragogi, Murici, Arapiraca, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios oficinas gratuitas de capacitação sobre o exercício musical.

A ideia é fomentar oportunidades para que novos músicos se descubram. As oficinas de clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba e percussão serão ministradas aos sábados por professores reconhecidos dentro do mercado musical de Alagoas.

Já aos domingos, na finalização de cada projeto, será realizado um cortejo cultural com participação de bandas de fanfarra locais ou de cidades vizinhas, do Guerreiro São Pedro Alagoano, do Pastoril do Centro Social do Idoso São Francisco de Assis, do Boi Bumbá Alagoano e do Coletivo Circense.

Maragogi será o primeiro município a receber o Circuito Cultural Arte na Sua Porta, nos dias 26 e 27 de março, na Escola Cívico Militar José Jorge de Farias Sales.

Idealizado por Fátima Menezes, presidente do Instituto Maria Augusta Monteiro, o desejo de realizar a ação surge após a maestrina perceber algumas necessidades de aperfeiçoamento profissional de alguns músicos.

“Estou sempre lidando, profissionalmente, com músicos de diferentes formações e aptidões. Dessa forma, comecei a perceber detalhes e necessidades comuns à maioria deles, como o desejo de aprimorar os talentos naturais por meio de estudo e intercâmbios dentro e fora do próprio círculo”, diz Fátima Menezes.

Com a parceria com o Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e o apoio do Instituto Federal de Alagoas – IFAL, o IMAM colocou “a mão na massa” para envolver toda a comunidade com a arte que estará passando por todas as portas.

Para participar das oficinas ofertadas, é necessário realizar a inscrição com Maestro Paranhos, através do WhatsApp (82) 99990-2210.



*Sob supervisão da editoria de Cultura



PROGRAMAÇÃO:

26 e 27 de março: MARAGOGI

09 e 10 de abril: MURICI

30 de abril e 01 de maio: ARAPIRACA

14 e 15 de maio: PALMEIRA DOS ÍNDIOS

28 e 29 de maio: MARECHAL DEODORO

Mais matérias
desta edição